A Ecografia é um método de estudo e diagnóstico que permite, examinar diversas áreas do corpo e órgãos e confirmar um diagnóstico clínico. Utiliza os ecos produzidos por sons, de elevada frequência (não audíveis pelo ouvido humano – ultra-sons), captados através de uma sonda, permitindo estudar vários orgãos do corpo humano, visualizando-os num monitor, em tempo real.
Pode, portanto, ser usada para fins muito diversos, como a observação ao pormenor do fígado, a vesícula biliar, rins, baço, tiróide, próstata, artérias e veias, entre outros.
A preparação
A preparação depende do tipo de órgão a estudar e é fornecida na altura da marcação. No caso da ecografia abdominal, pode ser necessário efetuar um jejum, habitualmente 4-6 horas. No caso da ecografia pélvica, pode ser necessário beber 1,5 litros de água e não urinar antes do exame. Muitos estudos ecográficos não necessitam de qualquer preparação como por exemplo aos músculos, tendões, tiróide, testículos, rins, seio.
Como é realizado?
O exame é realizado pelo médico radiologista/imagiologista, directamente sobre o paciente utilizando sondas apropriadas para cada região a estudar. As imagens são interpretadas e registadas em papel fotográfico para serem disponibilizadas ao seu médico. Neste tipo de exame, é aplicado um gel na zona a ser analisada sendo depois passado sobre a pele um aparelho electrónico chamado transdutor, responsável pela emissão, receção e transformação das ondas sonoras. É um exame seguro, indolor, não utiliza radiação nem exige injecção de contrastes. As grávidas podem efectuar todo o tipo de exames ecográficos.