A Ecografia Obstétrica é um exame complementar de diagnóstico, útil e imprescindível na vigilância de todas as grávidas. Serve para supervisionar a evolução da gravidez, o bom desenvolvimento fetal e detetar eventuais anomalias no feto. Poderá existir a necessidade de outros exames complementares de diagnóstico para esclarecimento de situações clínicas suspeitadas/detetadas (Amniocentese, Biópsia de vilosidades coriónicas, Ecocardiograma fetal, Ressonância magnética fetal, ...). Apesar da melhoria técnica e constante formação dos médicos, este exame não garante 100% de certezas, pois existem limitações inerentes ao exame que podem originar a não deteção de uma anomalia ou a suspeita de uma anomalia inexistente, essas limitações são entre outras: a posição do feto, a quantidade de líquido amniótico, a obesidade materna.
A preparação
Véspera do exame: Nada a referir.
Dia do exame: Até aos 3 meses de gravidez deve beber meio litro de água, antes do exame. Depois dos 3 meses de gravidez não necessita de efectuar qualquer preparação.
Como é realizado?
1ª Ecografia: deverá ser feita entre as 11-14 semanas com os seguintes objectivos:
- Confirmação da gravidez;
- Localização do saco gestacional;
- Identificação do número de fetos;
A partir das 10 semanas deve-se identificar e medir a translucência da nuca (TN) para rastreio biofísico fetal. 2ª Ecografia: deverá ser realizada entre as 18-22 semanas com os seguintes objectivos:- Avaliação cuidadosa das estruturas fetais e da fisiologia fetal.
- Observar e analisar o pólo cefálico, o perfil da face, as quatro câmaras cardíacas e os seus grandes vasos, o estômago, os rins, a bexiga, a entrada do cordão umbilical no abdómen, a bexiga, os membros, deve também ser avaliada a localização da placenta.
3ª Ecografia: deverá ser realizada entre as 30-34 semanas com os seguintes objectivos:- Determinar a posição do feto, a localização da placenta, o volume do líquido amniótico, a previsão do peso do feto e o desenvolvimento fetal.