imagem tamanhogrande
Polipectomia

Uma Polipectomia Endoscópica é procedimento cirúrgico, minimamente invasivo, realizado através de um endoscópio, que permite remover a quase totalidade dos pólipos do cólon (intestino grosso) ou do estômago.  A polipectomia é realizada no decurso da observação completa do cólon -colonoscopia total. Os pólipos identificados podem ser cortados e coagulados através da passagem de corrente eléctrica, com material apropriado, e posteriormente removidos para análise (anatomia patológica).

bt marcarexame normal

A preparação

O utente tem de se apresentar para o exame com o intestino completamente limpo tendo seguido as instruções dadas quando da marcação do exame. Esta condição deve ser confirmada pelo próprio antes de se iniciar o exame. É colhida ainda uma breve história clínica de modo a conhecer-se antecipadamente situações associadas a maior risco de complicações durante o exame que vai ser efectuado.

Como é realizado?

Os pólipos têm um formato regular e circunscrito, parecido com um pequeno cogumelo (geralmente com uma cabeça e um tronco curto), projectando-se acima da superfície mucosa da parede do intestino grosso (cólon). Através do endoscópio, utilizado para visualização do estômago ou o intestino, são introduzidos pequenos laços de metal ligados a um aparelho eletrocoagulação. O laço é colocado à volta do pé do pólipo e é feito um corte que permite remover a cabeça deste. Ao mesmo tempo que é feito o corte há uma corrente eléctrica que faz a cauterização dos vasos sanguíneos de modo a evitar uma hemorragia. Para sua segurança, o equipamento (laços) utilizado nas Polipectomias encontra-se esterilizado e é descartável, sendo em seguida destruído.


Biópsias (Ginecologia-obstréctricia)

Electrocardiografia em repouso

Exames Médicos e Psicológicos a Condutores

Estudo Auditivo Completo